sábado, 26 de setembro de 2020

GENTE "VONTADEIRA"

 

Por aqui no monte continua a limpeza dos pés de burro das oliveiras. As oliveiras são, do meu ponto de vista, as árvores mais bonitas do nosso património e limpas ainda mais bonitas ficam, para além de permitir estender os panos para a apanha da azeitona de forma mais simples e eficiente.

Este ano será fraco, muito fraco, pouca azeitona e ainda cairá muita até à apanha.

Como sempre, a lida é acompanhada das lérias.

Sem surpresa falávamos dos tempos estranhos e duros que atravessamos. Depois de muitas considerações o Mestre Zé conclui que um problema grande é que já não há muita gente “vontadeira”.

Ao fim de vinte e cinco anos de “companha” ele ainda me consegue surpreender. Por isso aguardamos os dois pelos próximos vinte cinco para continuar a lida e … as surpresas.

Bom, mas … Mestre Zé o que é a gente “vontadeira?

Ora, começa a responder-me com os olhos negros e pequenos a fixar-me como sempre que me explica alguma coisa que eu deveria saber ou perceber.

Já há poucas pessoas com vontade fazer bem as coisas, com vontade de pensar nos outros, com vontade de se preocupar em ajudar. As pessoas só têm vontade de si e de não se ralarem com os outros.

Pois é Mestre Zé, é capaz de ter razão, falta gente “vontadeira”.  

E atirámo-nos aos pés de burro ainda com mais vontade, somos “vontadeiros porra. Ainda não fica acabado hoje mas não é por falta de vontade.

E são também assim os dias do Alentejo.

2 comentários:

Unknown disse...

Um abraço para o pessoal vontadeiro...!!! E... bons pés de burro!
Arménio.

Zé Morgado disse...

Olá Companheiro, tu és um vontadeiro. Abraço