terça-feira, 17 de setembro de 2019

O POLÍCIA SINALEIRO


Nos tempos que vivemos será certamente considerado uma irrelevância. Li no JN que a PSP decidiu 27 anos depois promover a presença de um polícia sinaleiro num dos mais movimentados cruzamentos de Castelo Branco. O agente, com clássica farda tão conhecida dos mais velhos mostrou-se muito satisfeito com a situação assim como alguns cidadãos ouvidos.
Confesso que fiquei um pouco detido nesta “irrelevância” que sem saudosismo, mas com nostalgia me fez recordar o tempo dos polícias sinaleiros também em Lisboa.
Não sei se são mais eficientes ou menos eficientes que os semáforos. Gosto de acreditar que serão mais eficientes. No entanto, tenho a certeza que a cidade fica mais humanizada.
Naqueles tempos de miúdo víamos os “cabeças de giz” como lhes chamávamos, entre a provocação que numa dança em cima da peanha (ainda falta em Castelo Branco) e executada ao som de um estridente apito davam fluidez ao trânsito que também naquela altura tinha pouco a ver com os tempos de hoje.
Já não se encontram polícias sinaleiros, tal como limpa-chaminés ou varinas. Os amoladores a gaita que com que se anunciam e os guardas-nocturnos também já raramente se encontram.
Não sei se é isto que se chama progresso, mas é a isto que se chama memória.

Sem comentários: