domingo, 15 de setembro de 2019

40 ANOS DE SNS

A 15 de Setembro de 1979 durante um Governo de Maria de Lourdes Pintassilgo foi publicada a lei que criou o Serviço Nacional de Saúde.
A instituição do SNS é seguramente um dos mais importantes acontecimentosna sequência daquele Abril. Tem vivido e vive com enormes sobressaltos e o muito que se conseguiu não pode fazer esquecer, antes pelo contrário, o que está por fazer.
É importante registar o ganho substantivo na generalidade dos indicadores de saúde que se verificaram nestas últimas décadas mas milhares de cidadãos sem médico de família, listas de espera inaceitáveis, escassez de meios e recursos, subfinanciamento, etc. são situações que urge minimizar.
O SNS pode e deve ser complementado pela acção de serviços de saúde do sector social ou privado, mas não pode, não deve, ser substituído pela resposta privada e a tentação é grande. O mercado da saúde é um mercado apetecível mas os mercados não têm alma e não é o seu objectivo prestar serviço público.
Como afirmou Michael Marmot, um especialista em políticas de saúde, numa conferência realizada em Lisboa há alguns anos, todas as políticas podem, ou devem, ser avaliadas pelos seus impactos na saúde,
Eu acrescentaria, e na educação.

Sem comentários: