sábado, 7 de setembro de 2019

FAZER-SE AO MAR


Estamos no tempo. Num país de marinheiros, como muitas vezes dizemos, está quase na altura dos miúdos, mais pequenos ou maiores, se fazerem ao mar, à vida escolar.
Tem-se falado muito de escola, de questões das escolas, de professores, de questões dos professores, de pais, de questões dos pais, mas tem-se falado pouco, acho eu, dos miúdos que como dizia se vão fazer ao mar.
Felizmente, a maioria vai encontrar um mar tranquilo pela frente, sabem nadar, alguns muito bem e outro nem tanto, mas nadam. Outros, melhor apetrechados, até têm vários tipos de pranchas que os irão ajudar a manter-se sempre na crista da onda. Serão capazes de enfrentar alguma agitação que possa suceder e, lá ao fundo, têm um farol que os ajuda a chegar a bom porto.
No entanto, alguns outros miúdos irão encontrar um mar mais bravo na sua viagem. Fazem-se ao caminho mal equipados, não sabem nadar muito bem, não percebem o mar e o que se lá passa. Talvez encontrem bóias ou balsas, adultos por exemplo, que os ajudem a enfrentar a agitação e as dificuldades. Não terão farol à vista que lhes possa orientar o caminho e correm o risco de se perder. Pode até acontecer que alguns, esperamos que poucos, possam mesmo naufragar.
É por causa destes miúdos, sobretudo destes, que quem anda por estes mares e se preocupa com eles, deveria procurar mantê-lo calmo, sem grande agitação. Já basta as marés e algumas borrascas que são certas. Mas essas são naturais e os miúdos são capazes de lidar com elas.

Sem comentários: