quinta-feira, 21 de março de 2019

OS MESTRES DE BONECOS

O calendário marca para hoje o dia do início da Primavera e o calendário das consciências determina que dia 21 de Março também seja o Dia Mundial da Poesia, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta,  o Dia Mundial da Infância, o Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Mas não é tudo, talvez poucos de nós saibamos que neste dia 21 de Março também se assinala o Dia Mundial da Marioneta.
Uma das minhas recordações mais antigas é a presença dos “robertos” nas praias da Costa da Caparica trazidos por um Mestre de Bonecos que armava uma barraca de lona e lá dentro manobrava as marionetas em diálogos e situações que apesar de repetidas nos faziam divertir e pedir aos pais umas moedas para o Mestre de Bonecos.
Num mundo que toma sempre novas qualidades seria desejável que não acabassem os Mestres de Bonecos como o meu amigo Delphim  que nos trazem coisas mágicas e que deveriam merecer mais atenção num tempo esmagado pela tecnologia e em que os miúdos mal têm tempo para sonhar.
Os miúdos gostam, tenho a certeza.

PS - Falar destes bonecos também pode ser uma forma de não esquecer o Dia Mundial da Poesia. São poéticos.