Há uns dias, numa escola lá
daquela terra onde acontecem coisas e onde vive o Professor Velho, aquele que
está na biblioteca e fala com os livros, um dos gaiatos, o Marco, desencadeou
uma cena complicada de gerir. Sem razão aparente e de forma súbita tornou-se muito
reactivo, com uma atitude e uma linguagem muito agressivas.
Os colegas, um pouco perplexos, afastaram-se, um funcionário tentou intervir
mas não foi bem recebido e apenas o aproximar de mansinho e a fala cativante da
Professora Joana pareceram começar a tranquilizar o Marco.
O episódio foi, naturalmente,
objecto de conversa, até porque nos últimos tempos já tinham acontecido outras
situações da mesma natureza que alimentam o que a escola chama de onda de
indisciplina.
Num grupo em que, de volta de um
chá na sala de professores, se comentava o assunto o Professor Velho opinou
daquela forma tranquila que talvez se tratasse de um problema de vulcões,
poderia não ser essencialmente um problema de indisciplina. Face à estranheza
que a afirmação provocou o Velho começou a falar de como se tem vindo a
instalar em muitos miúdos um mal-estar que, quase sem darmos por isso, os vai
preenchendo por dentro. Uns resistem e com alguma ajuda que lhes possamos dar,
quando estamos atentos, vão acomodando defesas e ajudas e reorganizam-se,
sobrevivendo. Outros, mais vulneráveis e a que não conseguimos estar atentos,
acabam roídos por esse mal-estar entranhado e pode acontecer que se afundem,
implodam, se deprimam e desistam de si e de lutar pela vida ou, foi o caso do
Marco, que a pressão do mal-estar dentro deles se torne tão grande e
insustentável que provoque a explosão, entrem em erupção descontrolada que
liberte aquela mágoa que lhes rói o sentir. Depois dessas erupções podem entrar
em período de acalmia até à próxima explosão.
É agora que teremos de ir à
procura do Marco.
Nas escolas encontram-se imensos vulcões, uns em actividade, outros adormecidos e outros ainda em gestação. Os vulcanólogos, também conhecidos por professores, andam preocupados, falta-lhes tempo e apoios e um clima mais amigável. Como é reconhecido, as alterações climáticas tem efeitos negativos e o clima das escolas anda alterado.
Sem comentários:
Enviar um comentário