É bom ler uma notícia positiva no
universo da educação. Não é que não existam muitas matérias ou experiências que
as possam inspirar. Creio que nos falta um pouco a “cultura" de valorizar
e divulgar o que corre bem. Embora se compreenda estamos quase sempre mais
direccionados para os muitos problemas e dificuldades sempre presentes no
complexo universo da educação.
Vem esta introdução a propósito
do trabalho no Público sobre a Escola do 1.º ciclo de Paradinha, em Viseu. Por coincidência,
avida reserva-nos algumas por vezes surpreendentes, uma das pessoas ligadas a
este trabalho é uma boa amiga de há décadas, a São Neto, educadora de infância
e com uma estrada longa percorrida em comum, com maior ou menor proximidade,
nesta tentativa de contribuir para uma escola mais inclusiva, mais amigável
para todas as crianças. Um abraço, São.
Numa altura em que tantas vezes
se questiona e responsabiliza a escola é bom saber, nós sabemos, que, apesar de
tudo, a escola … ensina e educa.
Embora se
compreendam algumas razões estamos quase sempre mais direccionados para os
muitos problemas e dificuldades sempre presentes no complexo universo da educação.
Na verdade apesar do peso das
variáveis referidas, o trabalho na e da escola e dos professores é um factor
significativamente explicativo do sucesso dos alunos mais vulneráveis e capaz
de contrariar o peso das outras variáveis que estão presentes no contexto de
vida desses alunos.
O trabalho na escola envolvendo
organização, clima e liderança por exemplo e, finalmente o trabalho em sala de
aula em que surge a diferença produzida pelo professor, pelos professores.
Quando abordo estas questões cito
com frequência uma afirmação de 2000 do Council for Exceptional Children,
"O factor individual mais contributivo para a qualidade da educação é a
existência de um professor qualificado e empenhado".
No entanto a existência de
professores qualificados e empenhados não depende só de variáveis individuais
de cada docente, decorre também de um conjunto de políticas educativas que
promovam a qualificação, a motivação e a valorização a diferentes níveis do
trabalho dos professores.
De políticas educativas que em
termos genéricos e em termos mais particulares como currículos, sistema de
organização, recursos humanos docentes, técnicos e funcionários, tipologia e
efectivo de escolas e turmas, autonomia das escolas são apenas alguns exemplos
de como a diferença tem que ser construída também antes de chegar à sala de
aula.
E nesta matéria também temos
muito trabalho para realizar.
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