Mais uma vez.
A escola, no seu sentido
genérico, não tem responsabilidade directa por décadas de políticas
urbanísticas, sociais, educativas, económicas que produzem exclusão e pobreza.
A escola, no seu sentido
genérico, não tem responsabilidade directa na manutenção de estereótipos,
preconceitos ou representações sociais sobre pessoas ou grupos.
No entanto, é pela escola que
também passam as consequências deste cenário e das alterações positivas que
podem acontecer.
Assim, não sendo por milagre, não
sendo por acaso, não sendo por mistério, com recursos e visão a escola, cada
escola, pode, deve, fazer a diferença e contrariar o destino de insucesso que
aguarda, sobretudo, pelas crianças nascidas no lado menos confortável da vida.
Apesar de todas as dificuldades
são possíveis as boas práticas que merecem divulgação e reconhecimento.
Do meu ponto de vista, tantas
vezes aqui afirmado, a questão central será a valorização da escola pública.
Esta valorização deverá assentar em quatro eixos fundamentais, a qualidade
considerando resultados, processos, autonomia e gestão optimizada de recursos,
segundo eixo, qualidade para todos, a melhor forma de combater os mecanismos de
exclusão e a desigualdade de entrada, terceiro eixo, diferenciação de
metodologias, diferenciação progressiva e não prematura dos percursos de
educação e formação e, quarto eixo, dispositivos de apoio oportunos suficientes
e competentes às dificuldades de alunos e professores.
Este entendimento, do meu ponto
de vista, não carece de grande inovação, temos que chegue e já cansa a retórica
da inovação.
Este texto vem a propósito das
referências que hoje se encontram ao relatório da OCDE “Equity in Education: Breaking down barriers to social mobility” onde mais uma vez, com base no desempenho
dos alunos no PISA, se mostram as dificuldades dos sistemas educativos, também em
Portugal, de promoverem mobilidade social e equidade e de como as variáveis sociodemográficas
contaminam o desempenho escolar. Importa, no entanto, sublinhar o progresso
registado em diferentes dimensões.
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