domingo, 21 de outubro de 2018

UMA HISTÓRIA COM FUTURO


Uma passagem de olhos pela imprensa deixou-me inquieto, mais do que é habitual. Que raio de futuro está a crescer? Eu sei que não somos capazes de responder mas creio que a maioria de nós, em nome dos miúdos, se agarra à convicção ou esperança de que sejamos capazes de conter ameaças e nuvens que se levantam.
Antes de retomar a lida e neste contexto, esperança ou desesperança face ao futuro, uma pequena estória que escrevi há já algum tempo com base na pergunta que, provavelmente, os miúdos mais ouvem, “Que queres ser quando fores grande?”
Numa daquelas conversas que a Professora Joana fazia habitualmente com o seu grupo, estava discutir-se o que a miudagem se imaginava a fazer quando chegasse a grande. A maioria dos miúdos ia referindo as escolhas habituais na idade, médico, futebolista, professora, piloto de aviões, músico, trabalhar com computadores, etc. No entanto algumas respostas fugiam ao padrão mais frequente o que não deixou de surpreender a Joana.
O João, um dos miúdos mais activos e participativos do grupo queria ser Fazedor, explicando que como Fazedor poderia fazer todas as coisas de que as pessoas precisassem para, assim, ninguém ter falta de coisa nenhuma.
A Sara, uma mocinha muitíssimo arrumada e serena, disse no seu jeito tranquilo que queria ser Organizadora. Sendo Organizadora poderia mexer na vida das pessoas de forma que todos tivessem tempo para tudo e tudo pudesse ser feito, bem feito.
O Francisco, um puto esperto que passava parte do seu tempo na “Lua” afirmou convictamente que queria ser Sonhador. Se ele fosse Sonhador, um bom Sonhador, acrescentou, teria imensos sonhos para dar às pessoas que já não têm ou não são capazes de os ter.
Faltava só ouvir o Manel, o reguila. Foi ouvindo em silêncio, contra o hábito, pensou a Joana, quando o interrogou, “Então Manel, só faltas tu, que queres ser quando fores grande?”. O Manel hesitou e, de repente, afirma, “Quero ser Mandador”. Mandador? Exclamou toda a gente.
E o Manel, com o ar de quem sabe o que quer, explicou, “Quando for Mandador vou mandar as pessoas todas fazer o que o João, a Sara e o Francisco disserem”.
Ficamos à espera, digo eu. Precisamos mesmo.

Sem comentários: