sexta-feira, 4 de abril de 2008

PERPLEXIDADES

De quando em vez aparecem umas notícias que me causam alguma perplexidade.
O Relatório da OCDE ontem divulgado sobre o estado do Ensino Superior, vem afirmar algo que sempre tenho defendido. Portugal precisa de mais gente licenciada e é um dos países em que as diferenças salariais entre licenciados e não licenciados são maiores, referindo ainda outros indicadores de bem-estar que são bem mais favoráveis aos licenciados. Perplexidade. Nas mais das vezes quando se fala desta questão sublinha-se o número de jovens licenciados no desemprego. A mensagem é que não vale pena o investimento na qualificação pois estará o desemprego à espera. É ainda de registar que Portugal é dos raros países em que o investimento no Ensino Superior baixou. O Ministro responsável gagueja.
Os rendimentos de muitos padres estão a ser investigados pela Segurança Social. Perplexidade. As contas dos sacerdotes não se saldavam na eternidade?
Foram referenciados muitíssimos casos de alunos de diferentes idades que estão armados nas escolas. Perplexidade. Ninguém explica aos putos que, como referimos acima, sendo a escola uma arma para o futuro, torna-se desnecessária a utilização de armas no presente.
Portugal está a desenvolver políticas cada vez mais consistentes de controlo da entrada e circulação de clandestinos em Portugal. Só em 2007 o SEF barrou mais de 4000 indivíduos. Perplexidade. Neste número estarão certamente incluídos os clandestinos que a agência de viagens norte-americana CIA fez passar por Portugal a caminho do conhecido resort-spa de Guantânamo.
O Ministério da Justiça avança com a obrigatoriedade de pagamento das custas judiciais dos processos de adopção. Perplexidade. Para fomentar a fortíssima necessidade de retirar milhares de crianças das instituições e proporcionar-lhes ambientes familiares não há melhor maneira que elevar os custos do processo de adopção.
Perplexidade última. Afinal sempre existe corrupção no futebol português.

Sem comentários: