segunda-feira, 7 de abril de 2008

DIETAS

De uma forma geral, os portugueses começam nesta época do ano a assumir uma importante preocupação com o corpo, designadamente com o peso. É vê-los a correr para os ginásios, health clubs e toda a espécie de oferta nesta área, agora mais “baratos” face à descida do IVA. Circulam dietas para todos os gostos, bolsas e feitios, incluindo até produtos que, parece, oferecem o risco de soluções finais, trágicas. Considerando que o peso a mais é já um problema de saúde pública, mesmo em crianças, também contribuo humildemente com alguns conselhos de natureza dietética destinados a melhorar o nosso bem-estar.
Deve aumentar-se o consumo de bens de cultura do tipo cinema, literatura, música, teatro, etc. Consumir a gosto e de acordo com a bolsa.
Deve aumentar-se o consumo da atenção sobre o outro. Consumir moderadamente e esperando reciprocidade.
Deve aumentar-se o consumo da preocupação com os mais vulneráveis, designadamente crianças e velhos. Os efeitos positivos desta preocupação estão estudados e produzem sensações agradáveis.
Deve aumentar-se, sempre que possível e tanto quanto possível, o consumo de tempo. O tempo é um ingrediente extraordinariamente rico pelo que o consumo se recomenda.
Deve aumentar-se a utilização da capacidade reflexiva de cada um. Trata-se de uma actividade altamente estimulante e retardadora do envelhecimento.
Deve evitar-se o consumo excessivo de discursos demagógicos e hipócritas de políticos de aviário.
Deve evitar-se, tanto quanto possível o consumo de boa parte da programação televisiva generalista.
Deve evitar-se a manipulação proporcionada pelas campanhas publicitárias sobre os mais variados produtos.
Quanto ao resto, comam, bebam, amem e mexam-se moderadamente a gosto e a gozo.

Sem comentários: