quarta-feira, 16 de abril de 2008

ENCONTRO DE TRABALHO

Era uma vez dois amigos, o Rapaz e a Rapariga, que se tinham conhecido no jardim-de-infância. Tendo seguido caminhos diferentes passou tempo sem se reencontrarem o que aconteceu naquele dia numa paragem de autocarros.
- Tu és o Rapaz?
- Sou e tu és a Rapariga, não és?
- Sou. Há quanto tempo! Que andas a fazer?
- Estou a trabalhar. Deram-me um contrato por nove anos, quero ver se me aguento e continuo pelos menos mais três, depois logo se vê. Há malta que não aguenta e sai.
- Como é que é?
- Tem dias. Há muita gente e por isso é animado. Não se trabalha sempre na mesma secção, mas faz-se quase sempre a mesma coisa em cada uma. O pessoal que está orientar, é como em tudo, uns sabem e são porreiros, outros nem por isso. Com estes o pessoal às vezes desatina um bocado. O pior é que é muito tempo. Raramente fazemos menos de 40 horas, há quem faça mais e ouvi dizer que vai aumentar e, quase todos os dias, ainda há trabalho para fazer em casa. O trabalho umas vezes é mais difícil, outras vezes mais fácil. Tenho que andar sempre com um saco de material às costas, o comer é manhoso, às vezes faltam condições e o pessoal que organiza o trabalho anda para lá todo agitado com uns problemas deles. Ainda não nos começaram a pagar. Dizem que só lá mais para a frente é que a gente vai ver que ganha bem. Estou para ver. Bom, e tu?
- É mais ou menos a mesma cena. Onde é que trabalhas?
- Ando na Escola de Vale do Norte, e tu?
- Ando na Escola de Vale do Sul.

1 comentário:

Unknown disse...

Infelizmente, sejam as escolas no norte, centro ou sul, sejam básicas, secundárias ou profissionais, os problemas são idênticos. Talvez, como disse muito recentemente, a autonomia das escolas (não a que pretendem que elas tenham)pudesse resolver parte dos problemas não só da classe docente, mas acima de tudo da comunicação na comunidade escolar, vista de uma forma abrangente.