segunda-feira, 21 de abril de 2008

A INFLACÇÃO FAZ MAL AOS POBRES

O conhecimento da realidade através da realização de estudos de natureza diversa é imprescindível à qualidade desse conhecimento e à adequada tomada de decisões, quando necessário. A realização desses estudos torna-se ainda mais pertinente quando, por vezes, revelam dados e situações completamente inesperados que nos causam a maior das perplexidades, obrigam a uma profunda reflexão e nos dão outra perspectiva da realidade.
O Público, a partir dos dados recolhidos no inquérito aos orçamentos familiares do INE e do Índice de Preços no Consumidor considerando valores de Março, elaborou sofisticadíssimos cálculos mobilizando complexos algoritmos e chegou à extraordinária conclusão de que, está em título nas páginas de Economia, “Famílias mais pobres sofrem mais com a inflação”. Não queria acreditar, isto ia contra todas as minhas expectativas. Li, reli, tornei a ler e é mesmo verdade. Quando os preços de bens essenciais sobem, os pobres ficam mais tramados.

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Zé Morgado,

Não tive o (des)prazer de ler a fantástica (mais uma) noticia do público a que faz referência. A minha zanga com esse opinion maker chamado José Manuel Fernandes já vai longa. Que dizer sobre a pertinência dessa "noticia"/estudo? De certeza que os leitores do público não ficaram mais informados depois de a lerem.

Ps. é bom estar 'estar de volta' à sua companhia

Tomás

Anónimo disse...

Seguindo o seu (tenho a certeza) sentido crítico, mordaz e irónico, tenho que contrapor dizendo que em Portugal não está assim tão mau para os pobres. Temos a SOPA DOS POBRES a também conhecida pela SOPA DO SIDÓNIO.

POR ISSO ACHO QUE É DIFÍCIL DE MORRER DE FOME EM PORTUGAL!!!


Saudações