Nas actuais circunstâncias e a três semanas do início das aulas as dúvidas de pais e alunos, professores, direcções e técnicos são muitas. Não é estranho, aliás, o contrário é que surpreenderia.
As tutelas, educação e saúde, vão
deixando perceber intenções e orientações que sendo importantes parecem
insuficientes.
Hoje foi divulgado que crianças
integradas e comprovadamente em situações de risco face à Covid-19 podem beneficiar
de apoio educativo em casa e condições especiais de avaliação entre outras medidas
estando a ser ultimado um quadro de apoios próximo do que existe para alunos crianças
problemas do foro oncológico.
No entanto, muitas outras questões
sempre tendo por base o risco, preocupam pais e professores.
Julgo que seria desejável e
possível ir, melhor, ter ido mais longe e termos nesta altura mais e melhor
informação.
Sei que a questão da evolução da
pandemia será de grande imprevisibilidade. Por outro lado creio que estão
identificados os riscos, quer para alunos e famílias, quer para profissionais.
Parece claro que até ao limite,
as actividades lectivas das crianças mais novas, pré-escolar, 1.º e ciclo e
eventualmente 2.º ciclo bem como de alunos com necessidades especiais deveriam
ser presenciais.
Tal orientação, envolve o assumir
de riscos, sabemos quais, o que não sabemos, eu não sei e creio que a
generalidade dos pais não sabe, é o que faremos conforme o que for acontecendo.
Dito de outra maneira, creio que
seria importante numa perspectiva de tranquilidade que as escolas soubessem e
divulgassem tão cedo quanto possível os planos e as respostas previstas para as
situações que poderão vir a ocorrer.
Julgo que será um entendimento consensual que voltar a um dispositivo de confinamento como em Março só numa situação limite, os efeitos podem ser devastadores. Também será consensual que não é possível desenhar respostas de risco zero. Também ainda me parece ser consensual que se conheçam em cada agrupamento ou escola as respostas a mobilizar para os riscos que já estão identificados.
Será pedir muito?
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