domingo, 2 de junho de 2019

INTERESSANTE, "ESCOLA: O ELO MAIS FRÁGIL"


Merece reflexão o texto pertinente de João Ruivo, “Escola: o elo mais frágil”. Em sociedades cada vez mais desenvolvidas e, portanto, exigentes relativamente à formação dos cidadãos, quer nos conteúdos instrumentais ligados especificamente ao exercício de uma profissão, quer no acesso a outras competências, a escola tem um papel absolutamente crítico e progressivamente mais difícil devido, não só a esta exigência mas também pela velocidade da mudança que só muito dificilmente consegue ser acompanhada pela mudança na escola.
Neste cenário e sem estranheza os professores são actores essenciais em todo este processo sendo que eles próprios estão sujeitos à mudança o que acentua a dificuldade do exercício da docência contrariamente ao que alguns opinadores "acham".
Na linha do que refere João Ruivo julgo que aos professores e às escolas cabe um papel que solicita autonomia real, formação valorizada e valorização social e profissional e solidez ética e deontológica.
Os professores não podem ser vistos, desculpem o exagero, como uns burocratas a papaguear aulas para grupos de alunos "normalizados" com base num currículo prescritivo e no manual adoptado que têm outros burocratas a medir saberes e uns outros ainda a construir fórmulas e grelhas de gestão num qualquer serviço centralizado.
Esta visão de professores assente em “content delivery”, que cumprem ordens e programas, que não têm que fazer escolhas, possuir conhecimento aprofundado, solidez nas metodologias, valores éticos e morais, etc, associa-se à ideia de “deskilling, que fragiliza a sua acção e compromete seriamente a qualidade do seu trabalho e a resposta aos desafios.
Esta “desprofissionalização”, como também lá li em João Ruivo, pode tornar os professores mais “baratos” mas o nosso futuro será mais caro de pior qualidade.
Definitivamente, todas as necessárias mudanças na educação só podem ocorrer e ser bem-sucedidas com o envolvimento dos professores.

Sem comentários: