sexta-feira, 2 de novembro de 2018

A CORRIDA DE OBSTÁCULOS DA VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DAS SUAS FAMÍLIAS


No DN encontra-se um texto sobre as dificuldades sentidas por pais de crianças com situações de deficiência associadas a quadros de enorme dependência. Os exemplos das famílias retratadas são esmagadores de entrega e disponibilidade mas também do peso e cansaço de rotinas altamente exigentes. Como é habitual são referidas as enormes necessidades e os apoios que tardam ou não chegam.
As crianças com necessidades especiais, as suas famílias e muitos dos professores e técnicos sabem, sobretudo sentem, um conjunto enorme de dificuldades para, no fundo, garantir não mais do que algo básico e garantido constitucionalmente, o seus direitos. É assim que as comunidades estão organizadas, pelo que não representa nada de extraordinário e muito menos um privilégio.
Como também é evidente, as minorias são sempre mais vulneráveis, falta-lhes voz.
Como sempre afirmo, os níveis de desenvolvimento das comunidades também se aferem pela forma como cuidam das minorias. Lamentavelmente, estamos num tempo que em que desenvolvimento se confunde com mercados bem-sucedidos.

1 comentário:

Ana Paula Mourão disse...

E quem conhece estas realidades e vive perto delas, tem de concordar que não estão assegurados os seus direitos, apesar de muito caminho já ter sido trilhado...
As famílias, em geral, e os cuidadores, em particular, vivem a sua vida de forma muito limitada.