terça-feira, 18 de setembro de 2018

(IN)DIFERENÇA


Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.
Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque não sou operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.
Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

Este texto, “Indiferença”, de Martin Niemöller, vem a propósito de uma notícia no JN, “Inquérito nas escolas para saber quem é filho de ciganos ou africanos”. Em algumas escolas do Porto e de Lisboa foi solicitado aos pais a resposta a um inquérito envolvendo questões sobre a ascendência dos alunos. Deveriam responder se a origem do pai ou mãe é "portuguesa, cigana, chinesa, africana, Europa de Leste, indiana, brasileira" ou outra.
Esta notícia não é lá de longe, de muito longe, estas questões estão aqui perto, muito perto e com múltiplas variações.
Será que ficamos indiferentes?

PS - A Direcção Geral de Educação terá mandado suspender a utilização deste inquérito. Andou bem.

Sem comentários: