quarta-feira, 1 de agosto de 2018

O CONCEITO


Nos tempos que correm o apelo ao consumo é esmagador. Por mais cautelosos que sejamos a tentação é grande e as estratégias de promoção muito variadas.
Como não podia deixar de ser o mundo da restauração é um dos mais efervescentes.
Durante muito tempo para produzir e vender comida, mais ou menos elaborada, pão, doces ou qualquer outro tipo de alimento ou bebida, a mensagem girava em torno da qualidade dos produtos, do sabor e dos preços simpáticos.
Hoje nada disto conta. O que se divulga e vende é um conceito. De facto, come-se um conceito, bebe-se um conceito, petisca-se, aliás, degusta-se um conceito, visita-se um conceito, etc.
O gostamos, corremos atrás do conceito, de um novo conceito, de um ainda mais recente conceito ou, simplesmente, de conceito inovador seja no pão, nas sardinhas ou na bola de Berlim, nada é como era, sabe ao que sabia, se parece com o que parecia.
Apesar desta vertigem a procura de um outro conceito não pára.
Segundo o Jornal de Negócios, a Padaria Portuguesa, ela própria um conceito, criou um novo conceito, está fornecer sumo de laranja com larvas.
O Director de Qualidade do conceito explica que a culpa é da ... qualidade da laranja do Algarve, “tem um brix mais elevado” (outro conceito)  que atrai a “mosca  da fruta” que deixa larvas na laranja. Acrescenta que as larvas são inofensivas embora esteticamente pouco simpáticas.
Dado o volume de ocorrências talvez o novo conceito venha para ficar, as larvas têm um elevado valor proteico e a gente habitua-se, a maioria de nós gosta de animais.

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