Nos tempos que correm o apelo ao
consumo é esmagador. Por mais cautelosos que sejamos a tentação é grande e as
estratégias de promoção muito variadas.
Como não podia deixar de ser o
mundo da restauração é um dos mais efervescentes.
Durante muito tempo para produzir
e vender comida, mais ou menos elaborada, pão, doces ou qualquer outro tipo de
alimento ou bebida, a mensagem girava em torno da qualidade dos produtos, do sabor e dos
preços simpáticos.
Hoje nada disto conta. O que se divulga
e vende é um conceito. De facto, come-se um conceito, bebe-se um conceito,
petisca-se, aliás, degusta-se um conceito, visita-se um conceito, etc.
O gostamos, corremos atrás do
conceito, de um novo conceito, de um ainda mais recente conceito ou,
simplesmente, de conceito inovador seja no pão, nas sardinhas ou na bola de Berlim,
nada é como era, sabe ao que sabia, se parece com o que parecia.
Apesar desta vertigem a procura de
um outro conceito não pára.
Segundo o Jornal de Negócios, a
Padaria Portuguesa, ela própria um conceito, criou um novo conceito, está
fornecer sumo de laranja com larvas.
O Director de Qualidade do
conceito explica que a culpa é da ... qualidade da laranja do Algarve, “tem um brix
mais elevado” (outro conceito) que atrai
a “mosca da fruta” que deixa larvas na
laranja. Acrescenta que as larvas são inofensivas embora esteticamente pouco simpáticas.
Dado o volume de ocorrências
talvez o novo conceito venha para ficar, as larvas têm um elevado valor
proteico e a gente habitua-se, a maioria de nós gosta de animais.
Sem comentários:
Enviar um comentário