quarta-feira, 29 de agosto de 2018

GOSTEI DE LER, "QUER UM FILHO MAIS SAUDÁVEL? DEIXE-O BRINCAR AO AR LIVRE


Gostei de ler a peça no Público, “Quer um filho mais saudável? Deixe-o brincar ao ar livre
É importante que se insista nesta ideia. Se por um lado vivemos num país em que o clima é amigável para actividades no exterior, por outro lado vivemos num país de crianças e adolescentes sedentarizados, com horas sem fim trancados em ecrãs ou envolvidos em passeios familiares pelos corredores fresquinhos ou quentinhos conforme a estação, dos grandes centros comerciais.
Como tantas vezes aqui tenho escrito e defendido em contacto com pais e mais uma vez a peça sublinha, estão de há muito identificadas as vantagens de diferente natureza que estas actividades trazem às crianças e também aos adultos.
Eu sei que existem questões de segurança, que os estilos de vida actuais são pouco amigáveis, que em algumas zonas os espaços e equipamentos são insuficientes e/ou mal cuidados, etc.
Mas também sei que quanto mais os utilizarmos e defendermos a sua necessidade e adequação mais pressão para que existam e sejam cuidados e adequados.
O bem-estar e um mais saudável desenvolvimento de crianças e adolescentes com repercussões em todas as áreas de que destaco autonomia e mesmo no trabalho escolar deveriam ser motivos suficientemente fortes para que conseguíssemos proporcionar mais e melhores experiência aos mais novos para além das habituais “quatro paredes a tempo inteiro”.
Não é impossível fazer melhor mesmo com os estilos de vida pesados que muitas famílias têm, em alguns aspectos por opção. E sendo opção ...

Sem comentários: