sexta-feira, 17 de agosto de 2018

DEIXEM LÁ OS MIÚDOS ANDAR DESCALÇOS E REBOLAR NA RELVA


No último Expresso está uma peça que julgo merecer atenção tanto mais que estamos em período de férias. Chamava-se atenção para os efeitos de acção educativa por parte das famílias que se traduz numa excessiva preocupação com a limpeza na actividade das crianças. Como se referia no “lead” do trabalho, “Limpeza em excesso dificulta a formação do sistema imunitário. Nunca foram tantas as crianças com doenças alérgicas, autoimunes e inflamatórias. Médicos pedem infância menos assética”.
Muitas vezes aqui tenho referido este aspecto, a importância das crianças desenvolverem, por rotina e não por excepção, actividades de ar livre e contactos com os materiais disponíveis nesses contextos.
Somos dos países da Europa em que adultos e crianças menos desenvolvem actividades de ar livre exterior contrariamente, por exemplo, ao que se verifica nos países nórdicos. É verdade que esses países têm habitualmente climas bastante mais amenos que o nosso mas, ainda assim, poderíamos ter durante mais tempo crianças e adultos a realizar actividades no exterior. O Estudo do Meio poderia também por regra ser … no meio.
Estão de há muito identificadas as vantagens de diferentes naturezas que estas actividades trazem às crianças e também aos adultos, não vale a pena repetir. O trabalho do Expresso vem dar uma achega importante em termos de saúde e prevenção.
Recordo umas notas a partir de uma cena a que assisti e que já aqui contei.
Num fim de tarde em que fazia uma caminhada num espaço verde muito grande e bonito que existe perto de casa passei por um grupo familiar. Deu para perceber que uma gaiata pequenina vinha descalça ao colo do pai e pedia para que ele a pusesse no chão relvado. Ouvi o pai dizer que não se pode andar descalço, para ela não ser teimosa porque se quis descalçar e agora tinha que ir ao colo. Para convencer a criança, falava-lhe, cito dos "bichos que estão no chão”, da “quantidade de doenças que apanharia de andar na relva descalça" e mais que entretanto já não ouvi. Reparei ainda que a criança vinha a comer qualquer coisa que ia retirando de um pacote.
É notável, aquele pai revelava uma enorme preocupação com os riscos gravíssimos de andar descalço num relvado bem tratado e, habitualmente, sem a visita dos cães e achava aparentemente, natural a criança comer qualquer coisa hipercalórica certamente muito perto da hora de jantar.
Esta atitude é elucidativa das questões que a peça do Expresso coloca.
Deixem lá os miúdos andar descalços, rebolar na relva e brincar ao ar livre. E já agora juntem-se a eles. Faz bem a todos.
Finalmente, ainda uma chamada de atenção para duas peças muito interessantes sobre estas questões expressas por dois especialistas.
A primeira, uma entrevista ao pediatra Pedro Oom a propósito do seu livro, “Infectário”. A segunda, também uma entrevista ao investigador Brett Finlay, co-autor do livro “Deixe-os Comer Terra”. Em ambas as entrevistas se sublinha a importância de repensar a nossa acção educativa muito marcada pela inibição de experiências e actividades importantes a vários níveis para o desenvolvimento, saúde e bem-estar das crianças.

Sem comentários: