quinta-feira, 23 de agosto de 2018

MR. TRUMP E MRS. DEVOS, OS PROFESSORES JÁ ANDAM ARMADOS

Podia ser uma mais uma peça da “silly season” ou mesmo uma “fake new”, antes fosse. Mas não, trata-se do trumpismo em plena actividade no sentido de tornar a arrogância, a idiotice e desregulação cívica e ética em política “great again”.
Segundo o New York Times o Departamento de Educação dos Estados Unidos, liderado por essa figura com um currículo invejável, Betsy DeVos, considera a possibilidade de que os diferentes estados recorram ao orçamento federal para comprar armas para professores e funcionários. Sim, leu bem, comprar armas para professores e funcionários.
O material e equipamento escolar atingem um novo patamar de sofisticação e funcionalidade.
Para quê discutir quadros interactivos, smartphones e todo o restante material tecnológico passível de utilização educativa?
Para quê discutir manuais, currículos, formação, actividades, motivação, didáctica ou outras minudências educativas.
O futuro passa por armas nas mãos de professores e funcionários das escolas.
A proposta não deveria sequer merecer comentários, mais trumpice, menos trumpice …
No entanto, a verdade é que Trump e Betsy DeVos não sabem que, de facto, a esmagadora maioria dos professores de qualquer país do mundo já anda armada, por isso são professores, sim, Professores.
Andam armados com o conhecimento que lhes permite ensinar os mais novos a construir a sua estrada.
Andam armados com o profissionalismo, sentido ético e deontológico que os faz “esquecer” os “maus tratos” e desvalorização por parte de quem os deveria promover e apoiar.
Andam armados com a resiliência que lhes permite suportar a turbulência das políticas, das mudanças constantes, do experimentalismo inconsequente, etc.
Andam armados com a preocupação que realmente sentem com o bem-estar e sucesso dos seus alunos.
Andam armados com a motivação que mobilizam em minuto que começa uma aula, um período, um ano escolar.
Andam armados com a paciência necessária para ouvir tantos tudólogos e opinadores a perorar sobre educação frequentemente com agendas implícitas, preconceito ou ao abrigo de uma ignorância arrogante.
Recordo, mais uma vez, a afirmação de Mandela, a educação é arma mais poderosa para mudar o mundo. Cá está, os professores são quem com ela operam todos os dias.

Sem comentários: