quarta-feira, 24 de agosto de 2011

OS RICOS SAMARITANOS

Depois de algumas iniciativas em vários países, a mais mediatizada das quais foi o texto de Warren Buffet nos EUA, também em Portugal se tentou perceber a disponibilidade dos mais ricos para uma contribuição "especial" para minimizar as dificuldades dos país. Das respostas ouvidas, merece registo a afirmação de Américo Amorim, "Não me considero rico. Sou um trabalhador", tendo-se verificado nas opiniões alguma ambiguidade na disponibilidade para "ajudar".
Sobre esta matéria, algumas notas. Em Portugal verifica-se uma das maiores assimetrias da Europa entre a minoria mais favorecida e os mais pobres. Sabe-se que um dos efeitos perversos da crise tem sido o acentuar generalizado desta assimetria, cá e noutras paragens.
Como algmas vezes oiço alguém referir, falamos de pobreza, quando o nosso problema é com a riqueza, está mal distribuída e todos queremos ser ricos, muito ricos. É neste quadro que se acentua e promove a desregulação que leva ao enorme fosso entre os mais ricos e os mais pobres.
Por outro lado, é evidente o lado simbólico deste ataque de bom coração e de solidariedade dos muitos ricos, fica-lhes bem e entendem-no como responsabilidade social.
Do meu ponto de vista é também uma medida inteligente face aos seus interesses. Se a crise for ultrapassada sem sobressaltos, não se alterará o sistema que a produziu, o mesmo sistema que produz a sua mega riqueza pelo que a sua "ajuda" de agora é apenas um bom investimento na manutenção das condições de geração de riqueza tal como têm estado, mercados desregulados, paraísos fiscais, desigualdade fiscal, sistemas de justiça protectores dos interesses mais poderosos, etc. Parece-me bem pensado.
A questão central não é a disponibilidade de alguns muito ricos para, a título excepcional, pagar um imposto extra, é a vontade política para ajustar modelos de desenvolvimento e regulação dos mercados.
O que eu gostava de saber é se existe a disponibilidade dos mais ricos para estas alterações, de estrutura e não de conjuntura.

Sem comentários: