sexta-feira, 22 de julho de 2011

A HISTÓRIA DO ZÉ ALGUÉM

Era um vez um rapaz chamado Zé Alguém.
A vida dele, sendo uma vida complicada era muito fácil de descrever. Ele achava que era um Alguém e, portanto, queria ser alguém.
Parece normal, Alguém querer ser alguém. O problema é que as pessoas não achavam que o Alguém fosse capaz de ser alguém.
Achavam que ele não iria aprender o que os outros aprendiam e com a mesma facilidade. Aliás, nem percebiam porque queria o Alguém continuar na escola em vez de ir fazer qualquer outra coisa na vida. Não entendiam que ele queria ser alguém.
Mesmos os colegas já achavam também que ele não era capaz de ser alguém.
Todos estavam sempre à espera das dificuldades do Alguém e dos problemas que ele parecia evidenciar para realizar o que lhe era pedido. De tal forma era assim que viam o Zé Alguém, que quando ele mostrava o que com muito trabalho conseguia fazer bem feito, quase sempre achavam que teria sido alguém a fazer ou a ajudá-lo.
Não era mesmo nada fácil a tarefa do Zé Alguém ser alguém.
Nunca é uma tarefa fácil para uma pessoa ser um Zé Alguém quando toda a gente a vê como um Zé Ninguém. Dar a volta a uma narrativa que já está escrita é trabalho duro. Muitos ficam pelo caminho, de cansaço e de impotência.

Sem comentários: