quinta-feira, 17 de março de 2011

TRABALHOS PARA CASA, TRABALHOS PARA A ESCOLA

Um dia destes a Professora Diana entrou na sala de professores e sentou-se a tomar um chá com o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros.
Claro que a conversa tendo começado pelos problemas dos professores foi parar aos problemas dos miúdos.
Pois é Velho, os miúdos às vezes dizem cada coisa que nos deixam perplexas mesmo quando já temos alguma experiência, olha esta do Daniel. Eles estavam a fazer um trabalho individual que lhes tinha solicitado, umas fichas com problemas sobre a matéria que temos vindo a dar. A coisa estava a correr tranquilamente quando reparo que o Daniel retira um jogo da mochila e começa a jogar sem som. Dirigi-me a ele e perguntei o que se passava.
E então?
O Daniel volta-se para mim e com o ar mais calmo do mundo diz-me, “Setora, já acabei a ficha e estou a fazer os trabalhos para a escola”.
Os trabalhos para a escola? Estás a jogar com a consola que é coisa que não deverias fazer aqui, disse-lhe eu. Velho, nem te passa pela cabeça o que ele me respondeu.
O que queria ele dizer com isso?
Era o que eu também queria perceber. Então o Daniel sempre calmíssimo esclarece, “Setora, aqui na escola passam-me trabalhos para casa que eu tenho de arranjar tempo para fazer lá em casa. Então acho que também posso trazer de casa trabalho para escola e arranjo tempo para o fazer aqui. Como já acabei a ficha que a Setora mandou fazer aproveito e faço mais um bocado de trabalho para a escola”.
E tu que respondeste Diana?
Nada Velho, felizmente tocou.

Sem comentários: