terça-feira, 22 de março de 2011

HISTÓRIA COM SONHOS

As andanças levaram-me hoje até uma escola do 1º ciclo e jardim de infância para participar numa conversa com pais.
Antes da conversa dos graúdos se iniciar, um grupo de miúdos do 4º ano, miudagem de uns nove anos, apresentou uma pequeníssima história teatralizada e musicada. A história andava à volta dos sonhos e uma das "actrizes", com uma actuação notável de tão à vontade, ia interrogando o grupo dos pequenos sobre qual os sonhos que têm. As respostas inclinaram-se para a versão "o queres ser quando fores grande" e, sem grande surpresa, passavam pelos incontornáveis futebolistas, médicos com uma referência específica a médica veterinária, jornalistas, artistas, professora, etc. Respostas relativamente habituais em gente desta idade ao sonhar em ser grande e que ainda não se sente suficientemente à rasca para não sonhar.
A certa altura, a miúda interrogadora, numa decisão que me pareceu não estar no guião, dirigiu-se a uma das mães presentes e perguntou-lhe também qual o seu sonho.
A mãe interpelada respondeu sem grandes hesitações que o seu sonho era "estar reformada".
Achei curiosa esta situação. Aquela mãe, terá todos os dias à sua frente uma menina ou menino a quem ela quer obviamente ajudar a construir um sonho, um sonho bom que está a começar. Ela, uma mãe ainda jovem sonha com o sonho de acabar. Não sei, naturalmente, o porquê deste sonho, e, por isso, não quero ser injusto, mas fica mais fácil ajudar a sonhar sonhos bons quando ainda se sonham sonhos bons.

Sem comentários: