domingo, 9 de novembro de 2008

GOVERNO E SINDICATOS OUTRA VEZ ULTRAPASSADOS PELOS PROFESSORES

Talvez esta nota não seja politicamente muito correcta. Na altura da manifestação de 8 de Março, achei que o Ministério e os sindicatos tinham perdido o controlo dos sentimentos e reacções dos professores. Por isso, assustados, rapidamente trataram de assinar o memorando que lhes salvou a face mas que, do meu ponto de vista, traiu o sentir de milhares de professores.
A assinatura do memorando forneceu ao Governo este importante argumento agora tão usado, “então a plataforma sindical assinou e agora não quer cumprir”. A opinião pública não vai entender facilmente.
A manifestação de ontem, resultante de entendimentos entre estruturas sindicais e movimentos menos organizados trouxe ainda mais gente para a rua. Mais uma vez, os sindicatos correm o risco de perder o controlo. Por isso, apanham boleia, agora sim, no descontentamento dos professores, desde sempre justo e portanto não susceptível de “memorandos de entendimento” estratégicos e oportunos, e tentam desesperadamente assumir a liderança de um movimento que lhes escapou.
A manifestação de ontem, contando, é certo, com o apoio logístico e organizativo dos aparelhos sindicais, pode representar o princípio do fim de um modelo de organização e papel do movimento sindical junto dos professores, tal como o conhecemos. A ver vamos.

Sem comentários: