domingo, 30 de novembro de 2008

DESENVOLVIMENTO

Existe um pequeno país na Europa que, de acordo com a OCDE e considerando os indicadores utilizados, kms de auto-estrada por 100 000 habitantes, percentagem de kms de auto-estradas na rede geral e kms de auto-estradas por 1000 km 2 apresenta umas das maiores redes de auto-estrada, sendo mesmo o que, nos últimos anos, mais construiu.
Existe um pequeno país na Europa, integrado na União Europeia, que recebeu na passada semana um seriíssimo aviso vindo de Bruxelas pois, passados oito anos sobre o estabelecimento de normativas sobre a qualidade da água para consumo humano, ainda existem nesse país muitos locais em que a água é imprópria para consumo o que constitui um problema significativo de saúde pública. Foi comunicado a esse país o prazo de dois meses para se justificar e evitar um processo no Tribunal de Justiça e a aplicação de pesadas multas.
Imagino que estão a pensar que se trata de Portugal e … é mesmo. Existe sempre uma A xx que nos leva a um lado qualquer, mesmo sem trânsito que, aparentemente, a justifique e pode acontecer que, quando chegar a esse lado qualquer não se possa beber um copo de água por que não existe com qualidade para consumo. Estranho? Não, trata-se apenas do modelo de desenvolvimento que tem sido imposto por sucessivos governos.

PS – Nota positiva – Segundo o INE, três em cada dez portugueses em 2007 envolveu-se em actividades de formação. Embora este dado envolva maioritariamente a população mais jovem, é um bom indicador.

Sem comentários: