sexta-feira, 28 de novembro de 2008

TOCANTE

Ainda estou emocionado. Por sorte não tenho que falar, a voz sairia embargada e estou a escrever sem espectadores pelo que ninguém reparará na lamechice de um lágrima que teima em aparecer.
Estive a ler atentamente a entrevista, extensa, com a Senhora Ministra da Educação que hoje o Público nos proporciona. Para além da repetição ad nauseam da ideia de que algo ou alguém de transcendente, a designou para a Missão de reformar de salvar a educação de todos os males e maus-tratos que a afligem, nada de novo, os equívocos entre persistência e teimosia, convicção e arrogância ou a insistência na (quase) perfeição e na infalibilidade.
Mas o que verdadeiramente mexeu comigo, ainda nem estou em mim, foi o fecho da entrevista. Inquirida sobre a existência de momentos bons, a Senhora Ministra exemplifica referindo-se a uma carta em que um menino que recebeu um computador lhe escreveu, afirma, passo a citar, ”quando for grande vou inscrever-me no PS”. “É tocante” acha a Senhora Ministra. Extraordinário, ditosa pátria que tem uma Ministra da Educação que se deixa emocionar por tal afirmação. Foi a mesma reacção que o Major Valentim Loureiro, outro missionário, teve quando o Sr. Zé, depois de receber um frigorífico, lhe disse que ia votar PSD. A diferença é a precocidade do menino, a prova de que a reforma educativa está no bom caminho. Um menino, pobrezinho certamente, recebe um computador, escreve à Ministra e promete-lhe o voto no PS quando crescer. Tocante, sem dúvida. Que dirá o Engenheiro Sócrates?
Assustador, digo eu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Professor,

permita que me sente e chore consigo...

Anónimo disse...

É tão bom sabermos que vivemos num país onde as crianças têm computadores, mas um quarto da população portuguesa não tem acesso a saneamento básico...