quarta-feira, 3 de junho de 2020

DE DESCONFINAMENTO EM DESCONFINAMENTO


Ainda que com receios, alguma ansiedade e apenas para alguns já se iniciou o desconfinamento dos alunos do ensino secundário. Os exames nacionais assim o determinaram, mas é importante o regresso, o futuro passa incontornavelmente pelo espaço escolar.
Ainda que com receios, alguma ansiedade e com uma adesão cautelosa já se iniciou o desconfinamento dos meninos que frequentam a creche. As circunstâncias familiares e o impacto económico da manutenção da situação assim o determinaram, mas é importante o regresso, de pequenino é que se torce o destino e experiências educativas de qualidade, para além da educação familiar, são boas ferramentas de desenvolvimento saudável.
Ainda que com receios, alguma ansiedade e também com uma adesão cautelosa já se iniciou o desconfinamento dos meninos que frequentam o jardim-de-infância. Também os impactos nos contextos familiares e em termos económicos da manutenção a situação estarão associados à decisão, mas é importante o regresso. A educação pré-escolar é uma base importante de promoção de desenvolvimento e equidade.
Espera-se e deseja-se que em Setembro se inicie o desconfinamento dos alunos, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclo, ensino secundário e outras modalidades. É importante que se assim aconteça, a escola é a estrada para o futuro.
Ficará a faltar uma tarefa complexa e exigente em que não podemos falhar, desconfinar os alunos que, por diversas razões, ficaram mais distantes da escola com o Ensino à Distância e desconfinar as aprendizagens que ficaram por realizar, “presas” ou perdidas no caminho longo entre professores e alunos sem a proximidade que estrutura a relação.

Sem comentários: