quarta-feira, 1 de abril de 2020

O SONHO


Nas últimas semanas têm-me solicitado alguma colaboração para peças na comunicação social direccionadas para o nosso novo normal, crianças em casa assim como muitos pais e uma comunidade com profundas e por vezes dolorosas mudanças no seu quotidiano.
Muitas vezes já falei das dificuldades das famílias em conciliar apoio às crianças incluindo actividades de natureza escolar, trabalho e as rotinas de um quotidiano confinado. Também não podemos esquecer que todas as famílias e contextos são diferentes razão pela qual será também diferente o desejado equilíbrio entre potenciais factores de risco e os necessários factores de protecção que temos e podemos desenvolver. Na verdade, nem em condições de maior normalidade, seja isso o que for, existe um manual de instruções para lidar com crianças, muito menos nesta situação. No entanto, crianças e famílias são resilientes, vão construir caminhos para um futuro melhor.
Depois da conversa e num tempinho de reflexão que sempre faço sobre o que disse saltou da memória a “Pedra Filosofal” de Manuel Freire. De imediato não percebi porquê, mas acho que sei.
Vamos ficar bem. As famílias e as crianças vão ficar bem ainda que algum preço doloroso e pesado.



Sem comentários: