sábado, 25 de abril de 2020

UM MINISTRO CONFINADO E À DISTÂNCIA


A entrevista do Ministro da Educação ao Jornal 2 da RTP foi interessante e pedagógica. Mostrou que o Ministro tem estado confinado respeitando as orientações das autoridades de saúde e parece um Ministro à distância como a educação passou a ser.
Sim Senhor Ministro, as escolas, os professores e sim, também o Ministério, têm feito um esforço gigantesco para num curto espaço de tempo fazer chegar aos alunos a escola a que não podem aceder.
Mas não Senhor Ministro, a resposta não chega a todos, temos muitos alunos que estão a aumentar a sua distância para a escola e temos muitos professores com dificuldades em chegar aos seus alunos. Esta distância não é virtual, é real. O caderno de encargos do próximo ano avoluma-se.
Sim Senhor Ministro, muitos alunos terão recebido computadores e melhorado o acesso à net, mais um esforço enorme que deve reconhecer-se de autarquias e outras estruturas. Mas não Senhor Ministro, se ouvir o testemunho de muitos pais e professores ficaria a saber que em muitos contextos familiares as dificuldades são enormes e por várias razões.
Sim Senhor Ministro, entendo que não há milagres ou abordagens infalíveis, ninguém estaria preparado para uma situação desta natureza, mas Senhor Ministro é necessário não ter um pensamento mágico e acreditar que a realidade é o que nós dizemos que é ou o que desejamos que ela deva ser.
Não era isto que gostava de ter ouvido de um Ministro da Educação nestes dias.

Sem comentários: