segunda-feira, 13 de abril de 2020

OUTRAS FACES DA LUA (1)


Os tempos excepcionais que atravessamos têm um impacto muito forte na generalidade das pessoas. No entanto e como em todas as circunstâncias, mesmo em termos de maior tranquilidade, os grupos mais vulneráveis pagam também um preço mais elevado em épocas de dificuldade.
Estas outras faces da Lua, não sendo tão visíveis, são da maior importância pelo nível de mal-estar e sofrimento que podem implicar. No Público de hoje aborda-se a questão das famílias com crianças, jovens ou adultos com necessidades especiais.
Considerando a área em que me movo, a educação, já aqui tenho falado da necessidade de estarmos atentos e procurar minimizar o risco de que as respostas estruturadas no âmbito do “ensino à distância” com o apoio do #EstudoEmCasa não deixem os alunos com necessidades especiais mais distantes da educação escolar e em circunstâncias muito pesadas para as famílias.
No entanto, a questão é mais complexa, desde a segunda quinzena de Março, para além das escolas, encerraram outras estruturas de apoio como centros de actividades ocupacionais, os centros de atendimento, acompanhamento e reabilitação social ou outros serviço de apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência, Também acontece que as equipas de Sistema Nacional de Intervenção Precoce não se deslocam às escolas, instituições ou residência dos alunos. Mantêm-se em funcionamento lares, residências autónomas e a prestação de algum serviço domiciliário.
Algumas instituições estão a tentar encontrar formas de minimizar a situação, mas, como é evidente, é uma tarefa de enorme dificuldade e exigência. As famílias sentem inúmeros receios e lidam com enormes constrangimentos
Costumo afirmar que os níveis de desenvolvimento das comunidades também se aferem pela forma como lidam com os problemas de grupos sociais minoritários. Em situações muito duras e de maior risco é ainda mais necessário que esses problemas não sejam esquecidos e que tentemos, tanto, quanto possível, ir um pouco mais longe no apoio e suporte mesmo que seja, também, à distância.

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