segunda-feira, 27 de abril de 2020

DA "EDUCAÇÃO FAMILIAR EM TEMPOS ESTRANHOS"


No âmbito do ciclo de comunicações promovido pela minha escola, ISPA – Instituto Universitário, partilhei um conjunto de ideias sobre a “Educação familiar em tempos estranhos” que pode ser acompanhada.
Não há manual de instruções, não existem superpais, superfilhos ou superprofessores. Estamos todos a tentar lidar com uma situação muito complexa, influenciada por múltiplas variáveis, interiores e exteriores aos contextos familiares.
A sala de aula não cabe num “cantinho” em casa de cada aluno, quando o aluno tem “cantinho”, os pais não podem ser professores e os professores terão os alunos à vista, mas mais dificilmente terão os alunos, todos os alunos, próximo. Não é fácil a tarefa de ninguém.
A orientação geral para tudo o que se procura realizar deveria ser “simplicação” que não significa “facilitação”.
Neste sentido deixei algumas reflexões, se quiserem passar por lá e devolver ideias seria interessante.

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