domingo, 12 de abril de 2020

BOM DOMINGO DE PÁSCOA NUMA PÁSCOA DIFERENTE


São tempos estranhos. Estamos na Páscoa.
Hoje não ouviremos referências aos “constrangimentos do intenso trânsito devido ao regresso dos portugueses das miniférias da Páscoa” ou a também clássica “muitos portugueses aproveitam as miniférias para procurar o sol algarvio ou matar saudades dos familiares à volta do tradicional borrego”.
Não, também não ouviremos aquelas entrevistas patéticas aos turistas em miniférias da Páscoa ou aos agentes do turismo a sublinhar a boa taxa de ocupação.
Decididamente, este ano temos uma Páscoa diferente, também sem as cerimónias habituais cerimónias religiosas com assistência dos “fiéis”. Será uma Páscoa para mais tarde recordar como, aliás todo este período.
Muitos de nós trabalhamos ou “simplesmente” ficamos em casa confinados, um termo que seguramente não vamos esquecer tão depressa.
Muitas outras pessoas trabalham duramente para que nas nossas casas não falte o essencial ou para que nos sintamos em segurança. Alguns outros lutam heroicamente pela nossa saúde e bem-estar. A estes portugueses devemos um enorme agradecimento e o reconhecimento da grandeza gigantesca do seu trabalho.
Ainda uma referência às famílias que já tropeçaram com “o bicho” e que estão a procurar recuperar  a saúde ou a lidar com o luto da perda.
Muita gente está a passar por enormes dificuldades com abaixamento ou perda total dos rendimentos que garantem a sobrevivência. Não podemos falhar no apoio a estas pessoas que lhes garanta um mínimo de bem-estar e dignidade e a definição de um caminho que nos conduza a tempos melhores. A História não nos perdoará.
Ainda assim, Bom Domingo de Páscoa

Sem comentários: