O vídeo na página do Expresso leva-se a retomar escritos
anteriores sobre esta questão permanentemente em discussão e sujeita a uma
imensidade de opiniões, visões e equívocos, a retenção escolar.
Alguns indicadores para além dos referidos por Isabel Leiria.
No Relatório “Estado da Educação, 2017” do CNE constavam estes dados analisados
em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos no âmbito do Projecto
aQeduto incluindo e que incluíam a dimensão económica na questão da retenção
escolar cujo impacto era estimado em cerca de 6000 € por aluno em cada ano.
Adaptando o modelo desenvolvido pela Education Endowment
Foundation, o Projecto aQeduto identificou o grau de eficácia e custo económico
de um elenco de medidas de combate ao insucesso. Das medidas analisadas, a
retenção tem o custo mais elevado e a eficiência é negativa, promove um atraso
de 4 meses. Ensinar a estudar é a medida mais económica, 87€, e mais eficiente,
promove um ganho de 8 meses de aprendizagem.
Estes dados são importantes, mas a sua substância não é
nova.
Recordo que no Relatório “Low-Performing Students - Why They
FallBehind and How To Help Them Succeed” divulgado pela OCDE também em 2017 se
evidencia que o “chumbo”, a retenção, é para os alunos portugueses o principal
factor de risco para os resultados na avaliação posterior, dito de outra
maneira, os alunos chumbam … mas não melhoram. Os dados referidos na peça a propor´sito
do PISA 2018 confirma a tendência.
De facto, definitivamente, não adianta discutir se o chumbo
transforma o insucesso em sucesso. Não transforma, repetir só por repetir não
produz sucesso, aliás gera mais insucesso conforme os estudos mostram.
Confesso sempre alguma surpresa e dificuldade em compreender
quando ao discutir-se os efeitos pouco positivos da retenção algumas vozes,
mesmo dentro do universo da educação, clamam que se está a promover o
"facilitismo" ou a defender que "então passam sem saber". A
leitura das caixas de comentários às notícias sobre estas questões é
elucidativa.
Nesta conformidade e do meu ponto de vista, a questão
central não é o chumba, não chumba, e quais os critérios ou o número de exames,
mas sim que tipo de apoios, que medidas e recursos devem estar disponíveis para
alunos, professores e famílias desde o início da percepção de dificuldades com
o objectivo de evitar a última e genericamente ineficaz medida do chumbo.
Este discurso não tem rigorosamente a ver com
"facilitismo" e, muito menos, com melhoria "administrativa"
das estatísticas da educação, uma tentação a que nem sempre se resiste. Pelo
contrário, “facilitismo” é acreditar que a retenção resolve o problema do
insucesso.
É essencial promover e tornar acessíveis a alunos,
professores e famílias apoios e recursos adequados e competentes de forma a
evitar a última e genericamente ineficaz medida do chumbo. É fundamental não
esquecer que o insucesso continua a atingir fundamentalmente os alunos oriundos
de famílias com pior condição económica e social pelo que inibe o objectivo da
mobilidade social. A associação entre o insucesso e a pobreza em Portugal é,
aliás, a mais forte entre os países europeus. Em Portugal os bons alunos são os
que mais trabalham em casa, TPC e explicações, dado a que, evidentemente, não é
alheio ao nível de escolaridade dos pais e ao estatuto económico. É necessário
também diversificar percursos de formação com diferentes modelos curriculares e
carga lectiva finalizando sempre com algum tipo formação profissional. Esta
diferenciação não deve acontecer em idades precoces criando percursos
irreversíveis de "segunda" para os "sem jeito para a
escola" e "preguiçosos".
A qualidade promove-se, é certo e deve sublinhar-se, com a
avaliação rigorosa e regular das aprendizagens, sim, naturalmente, mas também com a estruturação oportuna e competente de dispositivos de apoio a alunos e professores
eficazes e suficientes, com a definição de políticas educativas que sustentem
um quadro normativo simples e coerente e modelos adequados e reais de
autonomia, organização e funcionamento desburocratizado das escolas, com a
definição de objectivos de curto e médio prazo, etc.
É o que acontece, genericamente, nos países com mais baixas taxas de retenção escolar.
Como nota final a ideia de que é também neste quadro que entendo dever ser considerado o Plano de não Retenção no Ensino Básico anunciado pelo ME, liberto do tsunami de inovações que, por vezes, de novo têm nada, liberto do mantra da flexibilidade que nem sempre chega à sala de aula, liberto dos riscos de uma "municipalização" que fragiliza a autonomia de escolas e agrupamentos, liberto da burocracia platafórmica ou grelhadora que produz desânimo e ineficiência.
Como nota final a ideia de que é também neste quadro que entendo dever ser considerado o Plano de não Retenção no Ensino Básico anunciado pelo ME, liberto do tsunami de inovações que, por vezes, de novo têm nada, liberto do mantra da flexibilidade que nem sempre chega à sala de aula, liberto dos riscos de uma "municipalização" que fragiliza a autonomia de escolas e agrupamentos, liberto da burocracia platafórmica ou grelhadora que produz desânimo e ineficiência.
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