sábado, 3 de agosto de 2019

"JÁ CHEIRA A FÉRIAS"


Gostei de ler o texto de João Ruivo, “Já cheira a férias”, que, anunciando as férias, estabelece um “caderno de encargos” para o futuro em matéria de educação que me parece constituir uma boa base de reflexão.
(…)
Mas, para que esse investimento pessoal e profissional resulte em eficiência organizacional, torna-se indispensável que se conjuguem cinco condições, ou objectivos básicos de intervenção: 1ª- Conceder aos educadores autonomia de decisão quanto à elaboração de projectos curriculares, a partir de um trabalho sistemático de indagação, partilhado com os seus colegas. 2ª- Prestar especial atenção à integração da diversidade dos alunos, num projecto de educação compreensiva, que atenda às características e necessidades individuais. 3ª- Manter um alto nível de preocupação quanto ao desenvolvimento de uma cultura de avaliação do trabalho individual e do funcionamento organizacional das escolas. 4ª- Associar a flexibilidade à evolução, face ao reconhecimento que os professores detêm diferentes ritmos para atingirem os objectivos que os aproximem dos indicadores sociais da mudança. 5ª- Manter, finalmente, uma grande abertura às propostas e às expectativas de participação de todos os elementos da comunidade educativa, enquanto condição para promover a ruptura que conduz à renovação.
Infelizmente, a última década não permitiu alimentar este tipo de optimismos. Razões alheias ao crescimento profissional dos docentes, como o são as ancoradas nas crises demográficas, ou em medidas de política educativa, anunciavam tempos de ruptura, pouco favoráveis à reflexão serena sobre o futuro da escola. (…)

Sem comentários: