segunda-feira, 19 de agosto de 2019

AS CONSTRUÇÕES NA AREIA


Por estes dias, as praias mais bonitas do mundo, as da Costa da Caparica, voltam a ser alvo de mais uma intervenção, a reposição de areia.
Não tenho conhecimento objectivo sobre a causa ou causas que levaram à situação actual destas praias. Suspeito que os "bons" tratos dados à Terra, não serão alheios. Por outro lado, lembro-me que, em miúdo, tinha de caminhar umas centenas de metros no areal do Dragão Vermelho para chegar à água.
O areal era imenso ao longo de toda a costa e só nas assustadoras marés vivas e em invernos mais rigorosos que traziam tempestades o mar se aproximava. Actualmente, na praia-mar a frente de praia mais urbana ... não tem praia.
Lembro-me também, desde sempre, de ouvir aos velhos “o mar um dia virá buscar o que lhe tiraram”. Tudo isto a propósito do início do “enchimento” das praias da Costa com areia. A criatividade era enorme embora existissem uns clássicos sempre presentes.
Não ouvi ninguém garantir que este “lifting” garanta praia, ou sequer, Costa da Caparica daqui a alguns, poucos, anos.
Será que isto não se trata de uma forma cara de retomar o concurso “Construções na areia” promovido pelo DN nas praias da Costa, que nós aguardávamos com ansiedade, mas cujos resultados desapareciam na primeira maré alta?
O “tunning” à natureza não costuma dar bom resultado. Veja-se, de novo, a Costa da Caparica.

Sem comentários: