sexta-feira, 11 de novembro de 2022

QUENTES E BOAS

 Hoje é o dia de S. Martinho, um dia em que quando era miúdo se tornava obrigatório comer castanhas assadas ou cozidas. Os mais velhos acompanhavam-nas com água-pé. Coisas de outros tempos, é claro.

Agora, temos umas referências rápidas nas escolas, uma chamada de atenção nas superfícies comerciais, sempre se vendem umas castanhas, e pouco mais. Em algumas zonas ainda se realizam os magustos e alimenta-se a tradição e o gosto.

No entanto, em algumas ruas de Lisboa, e não só evidentemente, nestes dias ainda não muito frios, estamos no Verão de S. Martinho, com a noite a chegar mais cedo ainda sentimos o perfume das castanhas assadas pelos vendedores ambulantes que persistem na actividade. Sim, acho mesmo bom o cheiro das castanhas assadas na rua.

Apesar dos orçamentos apertados ainda fazemos um esforço para aceder às castanhas assadas, mesmo que meia dúzia. É a única coisa que nos chega embrulhada num agradável "quentes e boas" o que na verdade merece saudação.

Em tempos amargos e frios como os que vivemos, é bom chegarem as castanhas assadas, "quentes e boas". Se calhar é isso que lhes dá o valor e daí serem caras.

Agora já não se vendem embrulhadas em jornal ou nas infindáveis páginas das listas telefónicas. Coisas da segurança alimentar, ao que disseram, mas não é a mesma coisa. Castanhas assadas que se prezem vêm num funil feito de uma página de lista telefónica ou, vá lá, num papel de jornal.

Podemos tentar produzir em casa com equipamentos mais sofisticados umas castanhas assadas, mas nunca ficam ou eu nunca consegui que ficassem ... quentes e boas, como as que se vendem na rua, mas é o que se pode arranjar.

Nem com o mesmo cheiro a Inverno.

Vou começar o fim-de-semana aqui no Monte com umas quentes e boas que farão companhia a um copo de água-pé que mão alentejana, amiga e generosa me fez chegar. Vão sabe a pouco, mas ... amanhã há mais. O S. Martinho também é quando um homem quiser ... e puder.

À vossa saúde.

Sem comentários: