Entre as diversificadas actividades de aprendizagem da escrita e da leitura nos primeiros anos de escolaridade, muitos professores recorrem ao completamento de frases ou pequenos textos com espaços em branco que os alunos devem preencher com as palavras adequadas retiradas de uma pequena lista, ou, mais difícil, escolhidas pelos alunos.
É um exercício engraçado que após
o domínio aparente das competências de leitura e escrita deixa de ser realizado
o que, do meu ponto de vista, não deveria acontecer.
Ao longo do nosso crescimento e
aprendizagem assume progressiva importância a escolha das palavras adequadas.
Em muitas circunstâncias da nossa vida e por razões bem diferentes na sua
natureza, experimentamos sérias dificuldades na utilização das palavras
ajustadas. Umas vezes, faltam-nos e sem a lista à mão ficamos aflitos para
encontrar a boa palavra. Outras vezes, sobram-nos e nem sabemos muito bem o que
fazer com elas, onde as colocar e quais.
Na verdade, já todos passámos por
muitas situações em que não ouvimos ou dissemos as palavras adequadas. Pode ser
maior ou menor, mas é um embaraço que repetidamente nos acontece.
É por isso que julgo ser
importante continuar durante a vida a aprender a escolher as palavras certas
para o que queremos dizer.
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