segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

UM CAMPEÃO DE MUITAS PROVAS

 O atleta Miguel Monteiro bateu ontem o recorde do mundo do lançamento do peso na categoria F40 de atletismo adaptado. Miguel Monteiro lançou o engenho a 11,01 metros.

Como é óbvio, um record mundial mereceria o destaque que, provavelmente, não vai ter.

A vida de muitas pessoas com deficiência é, na verdade, uma constante e infindável prova de obstáculos, muitas vezes intransponíveis, que ampliam de forma inaceitável a limitação na mobilidade e a funcionalidade em diferentes áreas que a sua condição, só por si, pode implicar. Como é evidente, existem muitas áreas de dificuldades colocadas às pessoas com deficiência, designadamente, educação e emprego em que a vulnerabilidade e o risco de exclusão são enormes.

Reafirmo algo que recorrentemente subscrevo, os níveis de desenvolvimento das comunidades também se aferem pela forma como lidam com as minorias e as suas problemáticas.

Como disse, provavelmente o feito desportivo de Miguel Monteiro não terá o relevo que merecia. As primeiras páginas, mesmo no desporto, não são para estes indivíduos, as pessoas com deficiência não têm "glamour", não enchem estádios e não fazem movimentar milhões, não são colunáveis, são apenas, simplesmente, campeões, a sério.

1 comentário:

Rui Ferreira disse...

Também por aqui se conclui sobre a nossa cultura desportiva.
Os atletas paralímpicos têm nos dado muitas alegrias. O problema é sempre o mesmo, a divulgação só acontece quando a coisa se torna mesmo muito evidente.
Parabéns ao Miguel pelo feito.