segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

A LER, "A POBREZA NÃO JUSTIFICA TUDO"

 Um texto interessante de Paulo Prudêncio no Público de hoje, “A pobreza não justifica tudo”, reflecte sobre a associação fortíssima entre as condições sociodemográficas dos alunos e as dificuldades sentidas no actual contexto em termos sociais, económicos e, naturalmente, educativos e que são potenciadas por políticas públicas menos competentes, pela insuficiência e inadequação de recursos materiais e humanos, por práticas desajustadas ou pela oportunidade das decisões, mais reactivas que proactivas. Sendo certo que não existe relação de causa-efeito, a pobreza não explica tudo, está bem estudada e reconhecida a associação entre estas dimensões ou variáveis.

Neste quadro e como escrevia há dias, parece claro, felizmente, que o confinamento poderá durar menos tempo que o verificado no ano passado. No entanto, mesmo num cenário mais optimista os efeitos negativos para muitos alunos acontecerão e de novo se coloca a questão do planeamento, da proactividade, de que falava acima.

Como receberemos os alunos no regresso, como avaliar “danos”, como desenvolver apoios, com que recursos e orientações poderemos religar miúdos que, mais uma vez, ficaram mais distantes da escola ou continuaram distantes da escola? Poderemos ter de responder, era bom que assim fosse, dentro de poucas semanas.

Pode ser necessário, mas não basta esperar que cheguem mais uns computadores, ajustar o calendário de aulas e o calendário de exames.

Sem comentários: