segunda-feira, 13 de julho de 2020

AVÔ, JÁ VAI HAVER ESCOLA DA OUTRA?


Este fim-de-semana numa conversa casual e falando em estar de férias, o Simão, o neto grande, perguntou se a seguir às férias já havia escola da outra ou se ainda era a do ipad.
O Simão frequentou o 1.º ano e, como a generalidade dos seus colegas passou a ter a escola à distância. Também no caso dele a escola ficou mesmo distante, não gosta, não quer e insiste que a “outra” escola é que é a que ele gosta. E nós percebemos que assim seja e por que razões assim é.
Mas o que me inquietou na questão colocada por ele é que não sabemos que escola teremos em Setembro.
É conhecido que as aulas terão início entre 14 e 17 de Setembro, que se desejam presenciais, mas pode haver um modelo misto de aulas presenciais e à distância.
Também sabemos a grande orientação é “dentro do possível”. As escolas e os docentes vão o que estiver ao seu alcance para “dentro do possível” os miúdos tenham aulas na sala de aula com professores e colegas.
Também percebo que existem variáveis que não são passíveis de acautelar, a evolução da situação pandémica, por exemplo. E também entendo que a dimensão de escolas e agrupamentos não é igual e as exigências em matéria de espaços e recursos para aulas em condições de segurança são diferenciadas. E ainda percebo que os riscos de bem-estar de docentes, técnicos e alunos deve ser acautelado. Mas também entendo que as políticas públicas, de educação neste caso, não podem acabar no “dentro do possível” em modo as escolas hão-de resolver.
Só não sei o que vou responder ao Simão, que escola ele terá em Setembro, se ainda terá a do ipad “com links” que ele odeia ou, mais, a da sala de aula com a Professora e Colegas que ele adora. Bom, temos tempo, é só lá para meados de Setembro. Vamos ver se é possível “dar um jeito”.

Sem comentários: