Nos últimos tempos e devido às razões que conhecemos a
presença face aos ecrãs subiu exponencialmente, o mundo passou a estar no ecrã,
até a escola ou a creche e o jardim-de-infância.
Não sabemos o que será o próximo ano lectivo, mas, com
grande probabilidade, o ecrã continuará a ser um companheiro diário e prolongado
no quotidiano da generalidade dos alunos.
Neste sentido é interessante o trabalho no Público sobre a
importância de procurar aproveitar as férias para que as crianças e adolescentes
se “desliguem” um pouco. Não é, evidentemente, tarefa fácil, mas vale a pena
tentar "desconfinar" os miúdos dos ecrãs.
Um trabalho recente que aqui citei “Social inequalities in
traditional and emerging screen devices among Portuguese children: a
cross-sectional study” publicado em BMC Public Health e realizado por uma
equipa do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de
Coimbra mostra dados que devem ser levados em conta.
O trabalho envolveu 8.430 crianças entre os três e os dez
anos e sugere que até aos cinco anos as crianças passam por dia e em média 154
minutos em frente a um ecrã considerando os diferentes dispositivos
disponíveis. Nas crianças mais velhas o tempo de exposição é superior, 201
minutos em média. Independentemente de outras variáveis como género, idade ou
dispositivo utilizado, o tempo de exposição é sempre maior em famílias de menor
estatuto académico e económico.
Recordo que há poucos meses a agência francesa de saúde
pública lançou um novo alerta a partir de estudos realizados relativos à
exposição excessiva das crianças aos ecrãs, sobretudo nas crianças até aos três
anos.
Sublinhe-se também que a OMS, tal como a Associação
Americana de Pediatria indicam extrema prudência para crianças até aos dois e
anos e aconselham a que tempo de exposição ao ecrã não exceda uma hora diária
até aos cinco anos e duas horas depois dos seis anos.
Estão também identificados os riscos da sobreexposição,
sedentarismo e obesidade, falta de qualidade e tempo de sono ou alterações no
desenvolvimento, por exemplo na linguagem. A evidência também sugere que os
riscos aumentam quando, como é frequente, a presença excessiva em frente de um
ecrã está associada a um menor nível de interacção com adultos, designadamente
com os pais.
Como tantas vezes já tenho referido o ecrã, qualquer ecrã, é
hoje a “baby-sitter” de muitíssimas das nossas crianças e adolescentes que
neles, ecrãs, passam um tempo enorme “fechados”, às vezes
"acompanhados" de outros miúdos tão sós quanto eles.
Acontece também que, como referido acima, durante o período
de sono e sem regulação familiar muitas crianças e adolescentes estarão diante
de um ecrã, pc, tv ou "smartphone". Desculpem insistir nestas
questões, mas, como é óbvio, esta situação não pode deixar de implicar
consequências nos comportamentos durante o dia, sonolência e distracção,
ansiedade e, naturalmente, o risco de falta de rendimento escolar num quadro
geral de pior qualidade de vida.
Comer é necessário faz bem às crianças, mas comer excessivamente
e produtos de má qualidade, provoca sérios problemas de saúde. Que se eduque o
consumo, sem se diabolizar ou exaltar o produto.
Estas matérias, a presença das novas tecnologias na vida dos
mais novos, são problemas novos para muitos pais, alguns deles com níveis
baixos de alfabetização informática como constato em muitas conversas que
mantenho com grupos de pais.
Considerando as implicações sérias na vida diária e que só
estratégias proibicionistas não são muito eficazes, importa que se reflicta sobre
a atenção e ajuda destinada aos pais para que a utilização imprescindível seja
regulada e protectora da qualidade de vida das crianças e adolescentes.
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