Foi divulgado ontem o Estudo da Sociedade Portuguesa — Confiança no Sistema Educativo e Hábitos de Poupança emPortugal, elaborado pelo Observatório da Sociedade Portuguesa da Católica
Lisbon School of Business and Economics relativo já a 2018.
Em síntese:
- Satisfação com o Sistema
Educativo e com os Custos do Ensino Público em Portugal
- Confiança em Escolas Públicas
- Avaliação da Qualidade do
Sistema Educativo e de Serviços de Cuidados Infantis
- Avaliação e Preferências por
Diferentes Formas de Ensino
Os dados parecem traduzir uma
avaliação globalmente positiva da escola pública que leva a que a maioria a
prefira face ao ensino privado laico ou ao ensino privado católico ou
relacionado com a igreja. É ainda de registar a referência aos custos elevados
da escola pública apesar do princípio constitucional da gratuitidade da escolaridade
obrigatória.
Retomando notas tantas vezes aqui
colocadas importa reafirmar que a Constituição determina a existência de uma
escola pública de qualidade que cubra as necessidades de toda a população.
Importa reafirmar que só a
educação e a rede pública de qualidade podem promover equidade e igualdade de
oportunidades.
Importa reafirmar que só a
educação e a rede pública de qualidade podem ser verdadeiramente inclusivas e
receber TODOS os alunos.
Importa reafirmar que só a
educação e rede pública pode chegar a todos os territórios educativos e a todas
as comunidades.
Importa reafirmar que só a
educação e rede pública de qualidade promovem mobilidade social em
circunstâncias de equidade no acesso.
Importa reafirmar que para que
possam cumprir a Constituição a educação e a rede pública precisam de recursos
materiais e recursos humanos valorizados e competentes.
Importa reafirmar que os custos
da educação e rede pública de qualidade não são despesa, são investimento.
Importa reafirmar que a política
educativa em cada momento histórico tem a suprema responsabilidade de garantir
que assim seja.
Importa reafirmar que do trabalho
dos professores depende o nosso futuro, tudo passa pela educação e pela escola.
Importa reafirmar que os sistemas
educativos com melhores resultados são, justamente, os sistemas em que os
professores são mais valorizados, apoiados e reconhecidos.
Importa reafirmar que é isso que
se exige e espera das políticas publicas em matéria de educação, a defesa
intransigente da Educação e da Escola Pública e da sua qualidade.
Em nome dos nossos filhos, dos
filhos dos nossos filhos ...
Sem comentários:
Enviar um comentário