quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A ESCOLA PÚBLICA


Foi divulgado ontem o Estudo da Sociedade Portuguesa — Confiança no Sistema Educativo e Hábitos de Poupança emPortugal, elaborado pelo Observatório da Sociedade Portuguesa da Católica Lisbon School of Business and Economics relativo já a 2018.
Em síntese:
- Satisfação com o Sistema Educativo e com os Custos do Ensino Público em Portugal


- Confiança em Escolas Públicas


- Avaliação da Qualidade do Sistema Educativo e de Serviços de Cuidados Infantis

- Avaliação e Preferências por Diferentes Formas de Ensino



Os dados parecem traduzir uma avaliação globalmente positiva da escola pública que leva a que a maioria a prefira face ao ensino privado laico ou ao ensino privado católico ou relacionado com a igreja. É ainda de registar a referência aos custos elevados da escola pública apesar do princípio constitucional da gratuitidade da escolaridade obrigatória.
Retomando notas tantas vezes aqui colocadas importa reafirmar que a Constituição determina a existência de uma escola pública de qualidade que cubra as necessidades de toda a população.
Importa reafirmar que só a educação e a rede pública de qualidade podem promover equidade e igualdade de oportunidades.
Importa reafirmar que só a educação e a rede pública de qualidade podem ser verdadeiramente inclusivas e receber TODOS os alunos.
Importa reafirmar que só a educação e rede pública pode chegar a todos os territórios educativos e a todas as comunidades.
Importa reafirmar que só a educação e rede pública de qualidade promovem mobilidade social em circunstâncias de equidade no acesso.
Importa reafirmar que para que possam cumprir a Constituição a educação e a rede pública precisam de recursos materiais e recursos humanos valorizados e competentes.
Importa reafirmar que os custos da educação e rede pública de qualidade não são despesa, são investimento.
Importa reafirmar que a política educativa em cada momento histórico tem a suprema responsabilidade de garantir que assim seja.
Importa reafirmar que do trabalho dos professores depende o nosso futuro, tudo passa pela educação e pela escola.
Importa reafirmar que os sistemas educativos com melhores resultados são, justamente, os sistemas em que os professores são mais valorizados, apoiados e reconhecidos.
Importa reafirmar que é isso que se exige e espera das políticas publicas em matéria de educação, a defesa intransigente da Educação e da Escola Pública e da sua qualidade.
Em nome dos nossos filhos, dos filhos dos nossos filhos ...

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