Estamos na última semana de
aulas, temos as avaliações que decorrem da planificação realizada e sustentam o planeamento para o segundo período.
Julgo ser consensual que a intervenção em
educação deve, tanto quanto possível, ser flexível, diversificada e económica
(desburocratizada) na sua planificação e também no seu desenvolvimento e avaliação. Neste
sentido, um pequeno e despretensioso contributo para a simplificação de
processos de planificação e consequente avaliação.
Este contributo radica nas múltiplas queixas de que o trabalho dos docentes e das escolas está excessivamente burocratizado e de que as recentes alterações em matéria de currículo e enquadramento da educação inclusiva continuam a alimentar com a “mais-valia” vinda da “inovação” e da “mudança de paradigma”.
Este contributo radica nas múltiplas queixas de que o trabalho dos docentes e das escolas está excessivamente burocratizado e de que as recentes alterações em matéria de currículo e enquadramento da educação inclusiva continuam a alimentar com a “mais-valia” vinda da “inovação” e da “mudança de paradigma”.
1 – Definir e justificar as áreas
curriculares ou disciplinas a integrar. (gráfico)
2 – Definir e fundamentar os
conteúdos curriculares a serem trabalhados. (grelha excel)
3 – Definir e fundamentar os
objectivos, competências, aprendizagens e saberes a desenvolver e adquirir pelos alunos.
(grelha excel)
4 – Definir e justificar os
princípios metodológicos e quadro teórico do trabalho a desenvolver. (grelha
excel)
5 – Definir e justificar as
actividades e materiais a mobilizar nas situações de aprendizagem. (grelha
excel)
6 – Definir e justificar a
participação de cada docente. (grelha excel)
7 – Definir e fundamentar os
dispositivos e calendário de avaliação considerando os diferentes objectivos e
funções dos processos avaliativos. (inventariar os instrumentos/grelhas a utilizar)
8 – Apresentar o Projecto nas
inúmeras reuniões a realizar na escola. (fazer o PowerPoint ou o Prezi)
9 – Reformular o Projecto de
acordo com a análise realizada nas várias reuniões.
10 – Apresentar o Projecto aos
Encarregados de Educação.
11 – Definir os instrumentos de
registo e apresentação dos resultados. (grelhas excel)
12 – Se sobrar algum tempo tentar
fazer qualquer coisinha com os alunos.
13 - Construir um portfolio de
trabalhos e registos para expôr e divulgar o Projecto desenvolvido em eventos
variados ao logo do ano ou em encontros de avaliação, de inspecção, de
consultores, de especialistas, de técnicos dos serviços do ME e autarquias,
etc.
14 - …
Iniciar novo ciclo de
Planificação desta forma simplificada e amigável.
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