terça-feira, 12 de dezembro de 2017

DA RARÍSSIMAS E DE OUTRAS COISAS MENOS RARAS

O caso da Raríssimas é apenas a mais recente e mediatizada face de um universo mais vasto.
O mundo das instituições e entidades que operam no chamado universo social, de apoio e ajuda aos mais vulneráveis em diferentes dimensões, é de grande dimensão e enraizado nas comunidades movimentando muitos milhões de euros.
Operando na área dos apoios e prestando serviços de natureza variada assume uma dimensão de poder ligada à necessidade sentida pelas pessoas, famílias e comunidades que é altamente tentador.
Neste cenário a teia e a escala de interesses envolvidos é vasta. Desde os interesses políticos próprios da partidocracia, do poder central ao poder regional, da gestão dos pequenos poderes locais e o caciquismo, dos projectos de poder pessoal e visibilidade, dos negócios e “oportunidades”, etc., de tudo poderemos encontrar.
Aliás e como muitas vezes refiro, muitas instituições fazem-me recordar o conhecido princípio de Shirky, com frequência as instituições tendem a alimentar os problemas para os quais supostamente são a solução, é a manutenção do seu poder ou mesmo da sobrevivência.
É necessário afirmar que não estou a tomar a árvore pela floresta ou a generalizar abusivamente, seria errado e injusto para a importância social e qualidade do trabalho desenvolvido por muitas instituições.
Estou apenas a dizer que importa regular e escrutinar de forma eficiente este universo. Importa dizer que esta regulação pode e dever ser feita também por entidades fora da administração e com independência reconhecida.
Não é tarefa fácil desde logo por naõ ter a certeza se exista genuíno interesse na promoção dessa regulação escrutínio. Nestas coisas a tradição ainda é o que era,  o centrão entende-se, veja-se o caso ... da Raríssimas.

Sem comentários: