sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

OS JOVENS ALEMÃES DEPORTADOS EM PORTUGAL

As águas agitaram-se hoje com a reportagem da ZDF, a televisão pública alemã, sobre a presença em Portugal de jovens “problemáticos”, um eufemismo de que não gosto, entregues a instituições ou famílias em Portugal que prolongam a estadia de forma a assegurar o recebimento das elevadas verbas pagas pelos serviços alemães.
Ao que parece, o esquema é considerado uma autêntica “máfia social”. Esta situação era conhecida e dura há muito. Creio que há uns dois anos, surgiram algumas referências discretas na imprensa relativas a perturbações e comportamentos de alguns desses jovens nas comunidades em que estavam “deportados”. A reportagem hoje conhecida refere a falta de cuidados de supervisão, a existência de casos de delinquência e tentativas e situações consumadas de suicídio. Curiosamente, o presidente do Instituto de Segurança Social reconhece a situação e está a investigar, agora, as instituições envolvidas, ilegais ao que afirma o próprio presidente do ISS, e que também alegadamente elaboravam relatórios sobre os jovens que sustentavam a continuidade da sua rentável estadia em Portugal.
Esta situação é mais um exemplo do que não deve acontecer. O estado alemão autoriza e subsidia a “deportação” de cidadãos alemães menores em circunstância de vida complicadas e o estado português, soberano, e os respectivos serviços competentes não são informados. Por outro lado, o estado português não podia deixar de conhecer a situação e assobia para o ar reagindo tarde e a más horas, apenas no momento em que os próprios alemães divulgaram a situação.
Como em muitas áreas em Portugal, a regulação e supervisão dos serviços responsáveis ou não existem ou são ineficazes, lamentavelmente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Posso afirmar que esta situação era previamente conhecida pelas entidades portuguesas, que já tinham solicitado avaliações sobre a situação destes jovens, nomeadamente, às cpcjs cedendo até tradutores para ajudar no processo. O que foi feito com a informação recolhida e que decisões foram tomadas, já não estou informada.

Aproveito também para dizer que, anonimamente, acompanho o seu blog e gosto muito de o ler.

Zé Morgado disse...

Como disse no texto, a situação era conhecida de muita gente, incluindo os serviços. Agradeço a atenta companhia