quarta-feira, 22 de outubro de 2008

VIRGENS OFENDIDAS

Ao que consta e se verifica pelas reacções, discretas, que se conhecem, a rapaziada que o PS tem como deputados não gostou do discurso que o Presidente da Assembleia, o também PS Jaime Gama, fez sobre o exercício da profissão de deputado. Ao que parece chamou a atenção para a necessidade do trabalho e do trabalho de casa com o partido e com os eleitores lembrando que se aproximam eleições legislativas, ou seja, elaboração de listas com os lugarzinhos da rapaziada. O discurso do Dr. Gama foi ainda produzido num registo de humor que alguns terão classificado de “desprestigiante” e “paternalista”. Até o Dr. Canas, his master’s voice, perdão, o porta-voz do PS não quis comentar, recusando de forma ríspida.
Não compreendo esta reacção de virgens ofendidas. Esta rapaziada ainda há bem pouco tempo aceitou, num verdadeiro atropelo à essência da democracia representativa, que a direcção do grupo parlamentar lhes impusesse disciplina de voto a propósito do casamento entre pessoas do mesmo género. Vários deles já tinham expressado publicamente a sua posição, entretanto, o partido manda votar num sentido e esses ofendidos com o discurso de Jaime Gama, vão de forma canina carregar no botão que lhes mandam, independentemente do seu sistema de valores e convicções. Ofendem-se com um tom paternalista e desprestigiante porquê?
Ofendido fico eu, com os comportamentos que muitos daqueles rapazes têm e que minam a relação dos cidadãos com as instituições da democracia e com os políticos.

Sem comentários: