quinta-feira, 23 de outubro de 2008

UM MUNDO ÀS AVESSAS

Por mais que nos esforcemos por imaginar o mundo de forma estruturada e organizada, a realidade tem, sempre, o enorme condão de desafiar essa visão que pretendemos organizada e que é bem importante no sentido de sentirmos segurança na nossa relação com vida. Há alturas em que, passando os olhos pela realidade, nos é devolvida uma imagem às avessas do que seria de esperar. Vejam alguns exemplos retirados da imprensa de hoje.
Gestores da Gebalis, empresa responsável pela gestão dos bairros sociais de Lisboa, são acusados de gastar dezenas de milhares de euros em almoços. Será que pessoas que gerem quadros de dificuldade, têm a insensibilidade de assim procederem por terem desenvolvido um quadro ético às avessas?
Numa operação policial em Abrantes um elemento das forças de segurança envolvidas foi atingido a tiro. As investigações dizem que o disparo foi de uma arma de um colega. O fogo amigo do mundo às avessas.
Dois elementos da chefia de um posto da PSP, em S. João da Madeira, envolveram-se à estalada nas instalações policiais por causa de um problema de estacionamento entre ambos. A cena de dois polícias à estalada por questões de trânsito, mostra um mundo às avessas.
Um ginecologista condenado por abuso sexual de paciente continua a exercer no hospital de Faro. Um médico ginecologista abusa sexualmente da paciente. Como diz Miguel Torga a carne é fraca, mas o mundo está mesmo às avessas.

3 comentários:

Anónimo disse...

“Será que pessoas que gerem quadros de dificuldade, têm a insensibilidade de assim procederem por terem desenvolvido um quadro ético às avessas?”

Podemos colocar outra pergunta, também ela pertinente: será que é possível captar bons gestores sem lhes dar regalias que qualquer empresa privada oferece?

Um abraço
Ricardo Duarte

Anónimo disse...

Ao Exmo. Senhor Ricardo Duarte

As regalias existem, pelo menos a julgar pelo que se conhece deste caso "Gebalis" (almoços, viagens - extensíveis a amigos). Bons gestores, talvez Diógenes os conseguisse encontrar... (A Gebalis não está à colação por constituir um exemplo em termos de qualidade de gestão).

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Arménio Pereira (espero que não se importe com o tratamento mais informal) tem muita razão: a Gebalis está longe de ser um exemplo para o que eu estava a dizer. Depois de ler os factos assustei-me.

cumprimentos
Ricardo Duarte