sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MENU ESTUDANTE 3.95€, MENU PROFESSOR 3.20€

A lida profissional levou-me um destes dias a uma lindíssima vila do interior centro do país. Ao fim da tarde, hora de lanche que ajudasse a esperar por um jantar tardio, entrei num café plantado em frente à escola do 2º e 3º ciclo da vila. Este café pareceu-me ser o único estabelecimento comercial ali pertinho, os mercados não dormem e um café em frente a uma escola parece uma boa iniciativa empresarial.
Quando ia a entrar o olhar bateu num cartaz que publicitava menus e respectivos preços, a estratégia comercial determina que se procurem "targets" (vejam como tenho aprendido) diferenciados com oferta diferenciada. Do que se publicitava tirei estes exemplos, não se esqueçam que estamos em frente a uma escola. O Menu do Dia custa 5.20€, o Menu Económico baixa para 3.90€ e depois a perplexidade, o Menu Professor com um custo de 3.20€ e o Menu Estudante por 3.95€, a sério, exactamente o que acabei de vos dizer. Antes de mais e como nota informativa, os menus são basicamente constituídos por salgados (excepção do Menu do Dia) e refrigerantes em diferentes combinações.
Uma análise simples permitirá perceber que o cliente normal acederá ao Menu do Dia enquanto o cliente em contenção ou vítima da austeridade se ficará por um Menu Económico, naturalmente mais acessível. Até aqui tudo bem, uma estratégia comercial que se percebe. No entanto, parece existir uma potencial clientela, mais numerosa, imagina-se, os estudantes da escola em frente, que não tendo a folga orçamental dos clientes do Menu do Dia, podem, ainda assim, pagar mais uns cêntimos que os remediados que se ficam pelo Menu Económico. No fim e como "target" mais desprotegido economicamente, com mais carências e já esmagado pela contenção e austeridade, temos os professores, para quem os salgadinhos e refrigerante custam menos que para os estudantes e para os remediados económicos.
Devo confessar que fiquei uns minutos a olhar para o cartaz, a tirar notas e a pensar como este empresário de restauração nos dá um excelente exemplo de responsabilidade social numa época difícil que produz dificuldades sem fim na vida das pessoas.

2 comentários:

Mafalda S. disse...

A sério? Agora fiquei curiosa com o que levou o dono desse café a fazer tal coisa. Quais serão as suas razões?! Então e opções mais saudáveis? Provavelmente ficaria demasiado caro numa altura destas (pena para a saúde).

Mas venho cá por outro motivo. Estive na dita vila do interior (moro numa cidade próxima) para ouvir a sua palestra. Fui lá, não como técnica, mas como mãe. E só posso dizer uma coisa: adorei!

Gostei imenso do que tinha para nos ensinar, da forma como o fez (com uma pitada de humor à mistura) e da paixão que transmitiu nas suas palavras. Fez-nos acreditar que enquanto pais a culpa não ajuda. Há que enfrentar os problemas e tentar melhorar a cada dia (preferencialmente desde cedo).

Estas questões apaixonam-me (só desde que fui mãe, devo dizer), mas a forma como se exprimiu, faria com que ficasse ali mais um bom par de horas a ouvi-lo. Senti que realmente beneficiei do que aprendi naquele dia. Porque nós, pais, também temos muito para aprender, até porque, tal como disse: "os miúdos não vêm com manual de instruções" (infelizmente, devo acrescentar).

Gostei igualmente deste blog. Estive a ler alguns textos e cada um é mais interessante que o outro.

Por último devo agradecer: obrigada por nos ajudar a sermos melhores pais, melhores pessoas... obrigada!

Zé Morgado disse...

Olá Mafalda, generosidade sua nas considerações. Vá passando.